O que pode estar acontecendo se eu pratico exercício e não emagreço?

ocê já se fez essa pergunta? Bem, eu tenho que admitir que tenho me perguntado isso há anos. E eu não sou o único.

O desafio de quem se exercita sem perder peso

No domingo passado, um novo assinante deste blog me perguntou sobre esse mesmo problema. Aqui está o que ela me diz, entre outros:

“Tenho muita dificuldade em encontrar motivação para praticar esportes em casa porque faço programas muito grandes para ter resultados (1h30 por dia e apenas 2 dias de descanso) e é claro que não respeito meus programas sendo dado que eles são muito intensivos. Meu principal objetivo é encontrar um programa que me refine e com o qual eu possa fortalecer meu estômago. Eu absolutamente quero resultados visíveis. ”

Assim, como não é a primeira vez que sou questionado sobre o assunto, resolvi dedicar este artigo a ele. Porque às vezes a raiz do problema está na maneira como você tenta tratá-lo. Foi isso que me impediu de perder gordura por muito tempo. Eu estava mais inclinado a culpar minha composição genética ou meu tipo de corpo , e você pode ter o mesmo bom e velho reflexo 😉

E vamos enfrentá-lo, não há muito mais desmotivador do que se esforçar para obter pouco ou nenhum resultado.

Na realidade, a causa do problema pode ser esta, por mais surpreendente que pareça.

Você treina muito!

Esta afirmação pode realmente parecer rebuscada à primeira vista. E, no entanto, esta é uma das principais causas da minha falta de progresso no passado. Treinei pelo menos 1h30 a 2h por sessão e sempre me perguntei: “Por que não emagrecer praticando esportes? Isso é louco.”

Eu estava pensando que talvez eu estivesse comendo demais, mas é muito difícil cortar a comida quando você está fazendo sessões exaustivas. Pelo contrário, atirei-me na comida para recuperar as forças.

Mas, na realidade, esse tipo de treinamento oferece apenas 3 coisas:

  1. Esgotamento físico e, portanto, você reduz suas chances de construir músculos;
  2. Ganho de gordura porque você não tem mais controle sobre o que come;
  3. Uma queda na motivação porque suas sessões não estão produzindo os resultados que você espera e estão lhe custando uma quantidade de tempo considerável.

É um verdadeiro ciclo vicioso … chamamos de overtraining. E às vezes, por não obter os resultados esperados, você faz mais, reduzindo ainda mais suas chances de progresso.

A opinião de um especialista em fitness

Recentemente Courtney Pruce, personal trainer e dona do estúdio de fitness one2onelondon, mencionou que, ao contrário do que você possa pensar, “menos é igual a mais” quando se trata de voltar à forma.

Ela disse em entrevista ao Popsugar:

“O excesso de treinamento e a falta de dias de descanso podem afetar seriamente a sua recuperação física. Você não só pode se machucar e se queimar, mas também pode reduzir suas chances de progredir. Você não está permitindo que seus músculos ou seu sistema nervoso central se recuperem adequadamente. ”

Embora a exaustão física possa ocorrer com qualquer tipo de treinamento, se seu objetivo é perder peso por meio do treinamento de força, é especialmente importante reduzir o tempo de treinamento e manter os dias de folga. descansar.

De acordo com Courtney, se você não der aos músculos tempo suficiente para se recuperarem entre as sessões, não apenas ainda sentirá fadiga muscular durante as sessões, mas também reduzirá suas chances de melhorar a força e o número de repetições. 

Você nunca será capaz de dar 100% em cada treinamento de peso ou sessão de fitness.

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Você também está esgotando seus recursos mentais

O overtraining não afeta apenas o seu físico. Dar tudo em cada sessão e sentir-se exausto é prejudicial para a sua motivação e, portanto, para os seus resultados a longo prazo.

Qualquer que seja o seu objetivo, seja esta noite ficar mais magro, mais forte, mais tonificado ou mais rápido, se você não der aos seus músculos tempo suficiente para se recuperarem e se os exaurir a cada sessão, você dará 5 passos para trás toda vez que você fez 3 para a frente.

Por outro lado, sessões intensas, mas mais curtas, e dias de recuperação permitirão que você progrida muito mais rápido. E isso, sejam quais forem seus objetivos.

Separamos também um vídeo sobre o assunto para você assistir:

Por que cuidar de sua dieta se você se exercita?

Por muito tempo, acreditei que o simples fato de fazer exercícios regulares e intensos bastava para manter a forma. Mas não importa o quanto eu faça, sempre me perguntei “Mas por que não estou perdendo peso com todos os exercícios que faço?”.

Bem, a verdade é que 80% da solução está na maneira como você come. E não apenas no que você come, por incrível que pareça.

É por isso que ao longo dos anos desenvolvi um conjunto de métodos que permitem perder gordura de forma natural. Não inventei nada, testei tudo que podia ler em revistas e artigos científicos e condensou tudo em um guia que já ajudou centenas de pessoas a se despedir de sua gordura.

Tenho tanta certeza de que funciona que você recebe uma garantia de 30 dias de devolução do dinheiro pelo método “Perca sua gordura em tempo recorde” . Um simples e-mail é suficiente para reembolsá-lo totalmente.