8 mitos sobre alimentação saudável

Mitos sobre alimentação saudável estão por toda parte. As seguintes alegações são fatos verdadeiros ou crenças falsas? Vamos ver…

O azeite não deve ser aquecido – FALSO, mas …

O azeite pode ser usado para fritar legumes. Dito isto, para cozinhar em alta temperatura, o chamado óleo “comum” é preferível ao óleo de “primeira prensagem a frio”, porque é mais resistente ao calor. Desde que não seja emitida fumaça do fogão, estamos no negócio!

Nada melhor do que água com limão pela manhã – FALSO

Como todas as frutas cítricas, o limão é uma boa fonte de vitamina C. Ele também contém minerais que, uma vez em nosso sistema, têm propriedades alcalinizantes. Isso muda uma vida? As chances são pequenas e faltam estudos. Além disso, a poderosa acidez do limão é prejudicial aos dentes bonitos.

Sucos são um elixir da saúde – FALSO

Mesmo orgânicos, prensados ​​a frio e vendidos a um preço alto, removendo a polpa das plantas, nos privamos dos benefícios indiscutíveis da fibra: saciedade, melhor controle glicêmico, efeito positivo na saúde cardiovascular, alimento para as boas bactérias etc. Então, os sucos de frutas contêm uma quantidade impressionante de açúcares livres. É melhor consumir frutas e vegetais inteiros ou, se você gosta de sucos , prefere sucos de vegetais.

Legumes e frutas congelados não são nutritivos – FALSO

O congelamento moderno torna possível processar rapidamente frutas e legumes quando eles estão no seu nível ideal de amadurecimento e, portanto, no auge de seu valor nutricional. O processo permite preservar não todas as vitaminas e minerais , mas uma parte muito boa! Fora de temporada, é, portanto, uma alternativa prática e nutritiva para produtos frescos.

O processo de congelamento de frutas e legumes ajuda a preservar não todas as vitaminas e minerais, mas uma parte muito boa! Fora de temporada, é, portanto, uma alternativa prática e nutritiva para produtos frescos.

O óleo de coco é o melhor de todos – FALSO, mas …

Muito rico em gordura saturada, o óleo de coco não oferece os mesmos benefícios que o azeite ou o óleo de canola para a saúde cardiovascular. Dito isto, não é tão prejudicial quanto a gordura trans ou a manteiga. Assim, podemos tirar proveito de seu bom gosto de vez em quando, sem exagerar, e escolhe-lo virgem para obter mais antioxidantes.

Melhor não cortar seus legumes e frutas com antecedência – VERDADEIRO, mas …

Para preservar os nutrientes das frutas e legumes, tanto quanto possível, é melhor consumi-los inteiros, prepará-los no último minuto ou cozinhá-los rapidamente na menor quantidade de líquido (por exemplo, vapor). Dito isto, ter crudités ou um melão pré-cortado nos ajuda muito a consumir mais em dias de folga (ou seja, todos os dias) e a não ceder à tentação de biscoitos como um lanche.

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0% de mg de iogurte contém mais açúcar – FALSO

Normalmente, a única diferença entre iogurte natural com 0% de gordura e 2% de gordura é precisamente … gordura. Em caso de dúvida, você pode comparar a lista de ingredientes e o número de gramas de açúcar na tabela Fatos nutricionais das duas versões. Você está monitorando sua ingestão de carboidratos? Prefira iogurtes naturais sem adição de açúcar e sem espessante, como amido.

Vinho tinto é bom para o coração – VERDADEIRO, mas …

O vinho tinto contém resveratrol, um antioxidante anti-inflamatório que ajuda a apoiar a saúde cardiovascular. No entanto, o vinho só é benéfico, desde que nos limitemos a 2 xícaras por dia para um máximo de 9 bebidas por semana para mulheres e 14 para homens. E entre nós, o que é MELHOR PARA o coração é… mover-se, comer bem, controlar o estresse e parar de fumar!

O vinho só é benéfico se você se limitar a 2 xícaras por dia para um máximo de 9 drinques por semana para mulheres e 14 para senhores. E entre nós, o que é MELHOR PARA o coração é… mover-se, comer bem, controlar o estresse e parar de fumar!